Observatório

NÃO É POSSÍVEL VISUALIZAR O CONTEÚDO NESTE DISPOSITIVO. POR FAVOR, VEJA NA VERSÃO DESKTOP.

Image
Image
Barra
Barra
Social Data
Image

Trabalhar e Viver no Século XXI

2021
Este livro reúne uma série de reflexões críticas sobre o mundo do trabalho e as questões do modo de vida, além dos desafios globais da efetiva sustentabilidade social e do trabalho realmente digno que hoje se colocam às sociedades globais, e representa a primeira coletânea publicada do trabalho coletivo de estudos científicos, pesquisa-ação e inquéritos públicos desenvolvido no Observatório para as Condições de Trabalho e Vida / NOVA4TheGlobe / Universidade Nova de Lisboa.

Esta obra só foi possível graças ao incentivo e apoio à ciência dado pela Câmara Municipal de Loulé. É uma honra para o OCTV contar com esta parceria entre a sociedade civil e as autarquias voltada para a produção científica, que nos permite reunir anualmente no município de Loulé e agora publicar esta coletânea com contributos centrais para os temas do trabalho decente, do modo de vida global e da sustentabilidade social.

É uma alegria e um compromisso apresentá-lo para o diálogo social mais amplo numa esfera pública do trabalho ainda por construir.

Relações Laborais em Portugal e no Mundo Lusófono. História e demografia

Marcelo Badaró de Mattos, Filipa Ribeiro da Silva, Paulo Teodoro de Matos, Raquel Varela e Sónia Ferreira
2014
Este livro é fruto de um esforço coletivo de colaboração académica internacional, voltado para a investigação sobre as relações laborais no período do século XIX aos dias atuais. Sua origem está em um projeto sediado no Instituto Internacional de História Social (IISH), de Amsterdão, chamado Colaboratório Global para a História das Relações Laborais, que é detalhadamente explicado na Introdução assinada por dois dos mais respeitados investigadores daquele instituto. O projeto é um dos principais exemplos do potencial inovador da proposta apresentada pelo IISH de desenvolvimento de uma História Global do Trabalho, que em alguma medida inspira todo o trabalho aqui reunido. //Inspirado e integrado ao projeto sediado em Amsterdão, surgiu em Portugal o projeto, também de fôlego internacional, chamado Relações Laborais em Portugal e no Mundo Lusófono, coordenado por Raquel Varela, que reúne investigadores baseados em diferentes países e instituições, com o intuito de reunir dados quantitativos e desenvolver análises qualitativas com viés comparativo sobre as relações e trabalho em Portugal e em países que viveram a colonização portuguesa, tendo por recorte cronológico o período compreendido entre os anos 1800 e 2000.

História do Serviço Nacional de Saúde em Portugal. a saúde e a força de trabalho, do Estado Novo aos nossos dias

2019
«O objeto deste trabalho foi a apreciação do impacte da tendência de privatização da saúde e do enfraquecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) sobre a qualidade e os custos da prestação de saúde em Portugal e as condições laborais na carreira médica. O livro centra-se na evolução histórica da relação entre força de trabalho e saúde no Portugal contemporâneo, assim como nas alterações no mercado de trabalho desde 1974 até hoje»

«O trabalho agora publicado em livro, (...) é, assim, um contributo muito importante para preencher este vazio sentido e uma ferramenta histórica para honrar personalidades como Miller Guerra, Albino Aroso, Mário Mendes, António Galhordas e Jorge da Silva Horta, entre outros, que abriram terreno para um caminho de sucesso, entretanto continuado e densificado por tantos outros médicos mais ou menos anónimos.»