Observatório

NÃO É POSSÍVEL VISUALIZAR O CONTEÚDO NESTE DISPOSITIVO. POR FAVOR, VEJA NA VERSÃO DESKTOP.

Barra
Social Data

Roberto Della Santa

Image

Professor Auxiliar Convidado do Depto. de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro (DCSPT) e do Mestrado em Políticas Públicas (MAPP), Membro Efetivo do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares Globais do Trabalho (FCSH/UNL) e Co-Coordenador Científico do Observatório para as Condições de Trabalho e Vida, da Plataforma Interdisciplinar Nova4TheGlobe (ocvt.unl.pt). Integra o Grupo de Estudos Globais do Trabalho na Linha de Teoria e Metodologia do Trabalho (GEGTCS, Lisboa), Coordena o Laboratório de Ciências Sociais na Escola Secundária Camões e é Membro do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta / Cátedra UNESCO CIPSH (CeG-UAb). Os livros mais recentes são: «Trabalhar e Viver no Séc. XXI» (Co-Org. Duarte Rolo), «Estudos Globais do Trabalho» (Co-Org. Pamela Cabreira) e «Otimismo da Vontade, Pessimismo da Razão» (Aut. Roberto della Santa) [Edições Húmus, Porto, 2021, 2022 e no prelo]. Colabora com o Comité Editorial da Revista Workers of the World: International Journal on Strikes and Social Conflicts (Universität Duisburg-Essen). Foi Visitant d'Investigació Doctorat na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Investigador Becario Junior no Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales de Buenos Aires (CLACSO) e Scholar Starting Grant da Swedish International Development Cooperation Agency of Stockholm (ASDI). Apresenta acúmulo de mais de 15 anos na leccionação em tópicos fundamentais de ciências sociais e humanas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Instituto de Comunicação e Artes de São Paulo (ICA-SP) e na Universidad de Oviedo / Asturias (UniOvi). É Mestre (CNPq) e Doutor (CAPES) em Ciências Sociais / Sociologia com Ênfase em Trabalho e Sociedade na Universidade do Estado de S. Paulo (UNESP, 2012-2017, CAPES/DS, Processo N.º 76 14/04/2010), cursa o Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Habilitação Profissional Docente para os Grupos 300 e 330) e cumpriu Bolsa-Estágio de Pós-Doutoramento em Ciências Sociais / Workers' Inquiries (UNL, 2019-2020, PNPD/CAPES no Exterior, Processo N.º 88 882.306195/2018-01). Foi Professor Membro do Programa de Especialização em Comunicação Popular e Comunitária (UEL, Paraná, 2008-2015), Professor Colaborador do Mestrado Académico em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (UFF, Rio de Janeiro, 2015-2020) e recentemente foi Professor Conferencista do Programa Máster Académico / Jornadas Pre-Doctorales en Historia y Análisis Sociocultural (Universidad de Oviedo, Asturias, 2019-2022). Certificado com Registo de Formação Contínua de Professores em Ciências Sociais / Sociologia (A162) e Educação e Sociedade (D105) pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho, N.º CCPFC/RFO-40208/20). Para além das formações iniciais em Comunicação Social / Habilitação em Jornalismo (UNESP, 1998-2002) e/ou Ciências Sociais / Vertente de Sociologia (UEL, 2010-2012) finaliza, atualmente, uma nova Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas / Estudos Ingleses e Portugueses (UNL, 2019-2023). Experiência nas áreas de ciências sociais/políticas públicas, teoria social crítica/metodologia das ciências sociais, inquérito operário/co-pesquisa, e estudos do trabalho/gestão, com ênfase em pensamento social, ação coletiva, história das ideias, sociologia da cultura, e as "questões do modo de vida" constitutivas do ser social. Intervém com regularidade na imprensa internacional de referência -- e comunicação social de fala portuguesa -- com contribuição especializada. No contexto da produção intelectual são tópicos de estudo o mundo do trabalho, a ideia de cultura e a esfera pública, em especial argumentos do marxismo inglês, questões da historiografia britânica e New Left anglo-saxã.