Observatório

NÃO É POSSÍVEL VISUALIZAR O CONTEÚDO NESTE DISPOSITIVO. POR FAVOR, VEJA NA VERSÃO DESKTOP.

Image
Image
Barra
Barra
Social Data
Image
Image

Roberto Léher

Image
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Roberto Leher. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha Estado, Trabalho e Movimentos Sociais. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998), desenvolve pesquisa em políticas públicas em educação. Atua no Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - COLEMARX. Pesquisador do CNPq, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (julho de 2015 a julho de 2019).

http://orcid.org/0000-0002-5063-8753

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2528469014264498

Publicações Recentes

SILVA, S. M.; LEHER, Roberto. A austeridade comprometendo o futuro da universidade pública e sua função social. TEMPORALIS. v.24, p.15 - 34, 2024.

2. MORAES, CARMEN SYLVIA VIDIGAL; LEHER, Roberto; FERRETTI, CELSO JOÃO; et. al Educação pública no atual cenário sócio-político e econômico brasileiro. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. v.45, p.1 - 11, 2024.

3. LEHER, Roberto. Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural. Intercambío. v.12, p.10 - 15, 2023.

4. LEHER, Roberto; SANTOS, MARIA ROSIMARY SOARES DOS. Geoeconomia política do conhecimento e os desafios para a internacionalização da pós-graduação. ARGUMENTUM (VITÓRIA). v.15, p.8 - 21, 2023.

5. SOUSA, JULIANA FERREIRA DE; LEHER, Roberto. Luta e resistência dos agricultores camponeses da cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA. Campo.Território. v.18, p.97 - 121, 2023.

6. LEHER, Roberto. Mercantilização da educação básica, sistemas de ensino e plataformas de trabalho como expressões da pedagogia do capital. PARADIGMA (MARACAY). v.XLIV, p.34 - 60, 2023.

7. LEHER, Roberto; PINO, IVANY RODRIGUES; ZUIN, ANTÔNIO ALVARO SOARES; et.al. Novas possibilidades históricas para a democracia e para a educação pública. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. v.44, p.1 - 9, 2023.

8. LEHER, Roberto. Public education, socio-environmental crises and challenges in the culture war. Intercambio. v.20, p.10 - 15, 2023.

9. LEHER, Roberto. Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação. EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE. v.16, p.1 - 25, 2022.

10. LEHER, Roberto. MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19. Revista de Politica Públicas da UFMA. v.26, p.78 - 102, 2022.

Capítulos de Livros

Capítulos de livros

LEHER, Roberto; COSTA, HELLEN BALBINOTTI. Commodification and Financialization of Education in Brazil: Trends and Particularities of Dependent Capitalism In: The Palgrave International Handbook of Marxism and Education, ed.1. Switzerland: Springer International Publishing, 2023, v.1, p. 299 - 316.

2. SILVA, S. M.; LEHER, Roberto; SARDINHA, R.; GOMES, A.; NASCIMENTO, L. da S.. Educação superior pública federal no governo autocrático In: Educação no governo Bolsonaro, ed.1. São Paulo: Expressão Popular, 2023, v.1, p. 187 - 214.

3. LEHER, Roberto. Forjando alternativas diante da ofensiva autocrática do governo Bolsonaro In: Educação no governo Bolsonaro, ed.1. São Paulo: Expressão Popular, 2023, v.1, p. 215 - 236.

4. LEHER, Roberto; SANTOS, M. R. S. dos. Governo Bolsonaro e autocracia burguesa: expressões neofascistas no capitalismo dependente In: Educação no governo Bolsonaro: inventário da devastação, ed.1. São Paulo: Expressão Popular, 2023, v.1, p. 9 - 42.

Livro:

LEHER, Roberto. Educação no governo Bolsonaro - inventário da devastação, ed.1. São Paulo: Expressão popular, 2023, v.1., p.272.

ARTIGO

O trabalho docente em grupos empresariais de ensino superior e o mercado de ações na bolsa de valores: Um estudo a partir dos conflitos

O presente artigo sumariza a identificação dos conflitos envolvendo o trabalho docente nos grupos educacionais de capital aberto, com ações na bolsa de valores [B] e que atuam na educação superior brasileira, especialmente: Ânima, Estácio, Kroton e Ser Educacional. A construção do objeto partiu da sistematização da empiria, por meio de metodologia específica para análise de conflitos sociais. A pesquisa possibilitou coligir conflitos existentes nessas organizações de ensino e que envolvem docentes e estudantes. O levantamento foi realizado a partir de reportagens que mencionavam a ocorrência de conflitos nas organizações estudadas (2009-2018).

ARTIGO

UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E “GUERRA CULTURAL” COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA

Inserido no campo das políticas educacionais, o artigo examina as medidas do governo Bolsonaro para as universidades federais, especialmente o Future-se. Propugna-se que o objetivo desse programa é a refuncionalização da universidade em conformidade com os requisitos da autocracia burguesa e, o que é específico da situação brasileira, da “guerra cultural”. Conclui-se indicando os fatos e relações entre eles que corroborem a continuidade dessa agenda na orientação estratégica das ações governamentais, em consonância com as expectativas de frações burguesas dominantes.

ARTIGO

Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública

As primeiras manifestações massivas contra as políticas do governo Bolsonaro tiveram como tema central a educação, mais precisamente, as universidades públicas. Os protestos de 15 de maio de 2019, seguidos pelo atos do dia 30 de maio e 13 de agosto, expressaram a indignação de estudantes e servidores contra os ataques às instituições federais e, genericamente, à cultura, à ciência e à educação básica, como se depreende da participação relevante de estudantes secundaristas.

ARTIGO

(NEO)FASCISMOS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O AVANÇO CONSERVADOR NO BRASIL

Treze textos, complementares e impactantes nas suas múltiplas abordagens, dedicados a diagnosticar a profunda crise sócio-política que afeta o Brasil e a apontar meios para enfrentá-la e superá-la. Este é o conteúdo fundamental deste livro penetrante e combativo que reconstrói as raízes históricas do fascismo e se adentra a decifrar a esfinge do bolsonarismo, seus elos com a reestruturação do capital e a radicalização do neoliberalismo, a tecnopolítica das fake news e do fundamentalismo religioso, a guerra contra o “marxismo cultural”, a ideologia de gênero e o pensamento crítico. Um floreio de capítulos elaborados com sólidas bases bibliográficas que oferecem uma abrangente e consistente visão de conjunto, não apenas para entender as engrenagens que estão levando o Brasil ao desastre, mas também para vislumbrar novos caminhos que recriam a política, fortalecem espaços de resistência e municiam as lutas na defesa dos direitos dos trabalhadores e da educação pública de qualidade.

ARTIGO

ESTADO, REFORMA ADMINISTRATIVA E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS SOCIAIS

O artigo examina particularidades da mercantilização da educação superior no Brasil; propugna que o Estado favoreceu tal processo de mercantilização por meio de repasses do fundo público e analisa as alternativas forjadas pelas corporações a partir da crise do Fies. Defende que interação recíproca do Estado com as corporações assumiu nova dimensão com o golpe de 2016, a Emenda Constitucional no 95/2016 e o encaminhamento de Propostas de Emendas Constitucionais, como a PEC 32/2019 da reforma administrativa. Sustenta que os direitos sociais estão ameaçados e que as lutas da classe trabalhadora serão definidoras dos direitos sociais no país