Andrea Oltramari

Possui graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (1996) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), na área de concentração "Organizações e Sociedade". Doutora em Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/PPGA/UFRGS). Pós-Doutora pela EAESP/FGV. Pesquisadora Permanente/colaboradora SOCIUS/ISEG da Universidade de Lisboa e foi Visiting Fellow do Departamento de Políticas Públicas/IRiS da Universidade de Birmingham/UK. É professora Adjunta da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Organizadora da obra Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, publicada pela Atlas. Tem publicado artigos e atua em pesquisa nos seguintes temas: Carreiras, Relações de Trabalho e Migração Internacional. É integrante/Vice-coordenadora de dois grupos de pesquisa: do grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho alocado na EA/PPGA/UFRGS, participando da linha de pesquisa "trabalho, gestão e subjetividade" e do grupo de pesquisa "Núcleo de Pesquisa em Políticas Administrativas (NEPA)"; Líder do tema 6, do EnANPAD: "Trabalho, gestão e subjetividade" (2015 a 2018). Líder do tema 04, GPRT EnANPAD - Relações de Trabalho (2019); Líder do tema 5 (2020), GPRT EnANPAD -Admirável mundo (do trabalho) novo? Carreiras flexíveis, desigualdade e precariedade"; Membra do Grupo "Diálogos sobre o Trabalho" do Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais e do Red Pilares. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS.Coordenadora do Observatório Internacional de Carreiras (OIC) vinculado ao PPGA/EA/UFRGS. Atualmente compõe o Comitê Científico da Área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da AnPAD (2021-2023). Coordenadora Geral do Congresso Internacional de Migração e Diáspora Brasileira, CIMDAB, 2022-2023.

Publicações Relevantes

VACLAVICK, Marcia ; Oliveira, Sidinei Rocha ; OLTRAMARI, ANDREA POLETO . Proteus looks around: Agency, time, and context in a Gig Economy career analysis. BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW, v. 18, p. 1-27, 2021.

PAULI, JANDIR ; COMIN, LIDIANE CÁSSIA ; RUFFATTO, JULIANE ; OLTRAMARI, ANDREA POLETO . Relationship between precarious work and racism for migrants in Brazil. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 19, p. 234-251, 2021.

PITHAN, L. ; VACLAVICK, Marcia ; OLTRAMARI, ANDREA POLETO . Carreiras vulneráveis: uma análise das demissões da mídia como um ponto de inflexão para jornalistas. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 18, p. 158-171, 2020.

FERNANDES, DUVAL ; PEIXOTO, João ; OLTRAMARI, ANDREA POLETO . A quarta onda da imigração brasileira em Portugal: uma história breve. REVISTA LATINOAMERICANA DE POBLACIÓN, v. 15, p. 34-63, 2020.

OLTRAMARI, Andrea; CORDOVA, R. ; TONELLI, M. J. . Trabalhador-consumidor: a atração de jovens pelo employer branding na escolha profissional. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 17, p. 750-764, 2019