Tiago Franco

Tiago Filipe Franco (n. 1977) é bacharel e licenciado (pré-Bolonha) em Engenharia de Telecomunicações e Eletrónica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Com 20 anos de experiência profissional em diversas áreas da engenharia, exercida no sector privado, passou pelos quadros da Autoeuropa no início da carreira (Departamento de Engenharia da Qualidade) entre 2001 e 2006. Nesse mesmo ano emigra para a Suécia, onde se especializa em automação e desenvolvimento de software para aplicações de teste. Desenvolve projetos durante sete anos para empresas como Volvo & Renault Trucks, Ericsson, General Motors, Assa Abloy, Aston Martin, Danaher Motion, Land Rover, Bosch, Jaguar, London Electric Taxi, Ford Europe, entre outros.

A partir de 2013 dedica-se ao desenvolvimento de sistemas de deteção e reconhecimento de voz num contexto de auxílio à condução de veículos (a combustão e elétricos). Em 2018 faz parte das equipas que trabalham na primeira integração de sempre do sistema operativo Android na indústria automóvel. Passa a trabalhar para empresas como Volvo Cars, Polestar, Google e ecarX.

Funda a Magellan Route em 2015, numa tentativa de levar mais pessoas a viajar usando a rede de emigrantes portugueses espalhados pelas cidades europeias. É membro do Observatório para as Condições de Vida e Trabalho da FCSH-NOVA desde abril de 2021.

A pandemia vista da Suécia, um ano depois

Anders Tegnell, que aguentou as críticas de meio mundo, estava afinal certo. Sem confinamento obrigatório, com escolas abertas paramenores de 16 anos durante todo o ano de 2020 e com a normalidade possível num quotidiano exigente, a Suécia chega ao dia de hoje a respirar um pouco melhor. Sem gritaria, sem constantes debates, insultos ou difamações.

Da Suécia, com calma e cautela

O facto de a Suécia ser usada numa espécie de Benfica-Sporting do debate sobre a pandemia é algo que me incomoda. Ou, como diria Carl Gustav, é um pouco “tråkigt”. Mas se é para ser assim, pelo menos que se usem fontes de informação verdadeiras, notícias completas e não apenas traduções a dois tempos de tablóides sensacionalistas.