Teresa Paiva

Licenciou-se em Medicina em 1969. É neurologista e neurofisiologista, pela Ordem dos Médicos, desde 1975, com o título de somnologista europeia desde 2012 e a competência em Medicina do Sono desde 2013. Foi neurologista no Hospital de Santa Maria (1976-2006). Doutorou-se em 1992 e fez a agregação em 1997 na Universidade de Lisboa. Foi professora associada convidada de Neurologia da Faculdade de Medicina de Lisboa (FML) e professora associada convidada de Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico, 2003-2016.

É diretora clínica do CENC – Centro de Medicina do Sono, Lisboa, desde 1983. Publicou mais de 140 trabalhos científicos, é editora/coeditora de 13 livros sobre o sono e coautora de 60 capítulos de livros e supervisionou mais de 70 teses académicas. De acordo com o Google Scholar, os seus artigos foram citados 3288 vezes; o h índex é 31 e o i10 é 59. É frequentemente convidada para palestras para profissionais e para o público em geral; idem pela comunicação social; promotora de um site para divulgação de conhecimento de sono (www.iSleep.pt).

Áreas de interesse: medicina do sono, sono e sociedade, sono e meio ambiente.