António Mendes Pedro

Professor associado na UAL de Lisboa e diretor do Centro Kairos-Psicologia, Psicossomática e Filosofia em Lisboa. Colaborador do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica e visiting professor da Université Paris XIII. Licenciado em Psicologia pelo ISPA. Doutorado em Psicopatologia e Psicossomática pela Universidade de Paris VII e em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Foi investigador da JNIC no estrangeiro, na Faculdade de Medicina de Paris-Nord e no INSERM, França. Foi professor associado de Psicologia e diretor do Mestrado e do Doutoramento em Psicossomática no ISPA. Foi fundador e coordenador da Unidade de Psicologia do Hospital de Dona Estefânia.

Foi fundador e coordenador da Unidade de Psicologia do Hospital de Dona Estefânia. As suas publicações incluem artigos em Social Psychiatry (England), OtherWise (USA), Psychotherapy Psychosomatics (Switzerland) Esprit et Corps e CIPS (France), Revista Portuguesa de Psicanálise, Se…Não, Toxicodependências (Portugal), e livros e capítulos de livros nas edições PUF, Dunod, Harmattan e SIPAYAT (França), nas edições Artmed (Brasil), nas edições Trilhos, Dinalivro e ISPA (Portugal) sobre temas geralmente relacionados com a vida interpessoal. Membro de diversas sociedades, como a American Psychosomatic Society, a Sociedade Portuguesa de Psicossomática, a Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica, o International Forum for Psychoanalytic Education. Os seus principais centros de interesse são relação implícita e motivação, stress/depressão e doença orgânica.